quarta-feira, 2 de novembro de 2016




Linha de Cuidado do Trauma

Considerando que no Brasil as causas externas estão em terceiro lugar nas causas de morte, a Linha de Cuidado ao Trauma traz, do ponto de vista estrutural, a organização da rede de cuidados aos pacientes traumatizados, sejam eles por acidentes ou violência, nas áreas de ortopedia, queimaduras ou cirurgias em geral. Nessa organização, a Linha de Cuidado organiza os fluxos assistenciais em rede através de diversos pontos de atenção constituídos pelo SAMU, UPA, Portas Hospitalares, Salas de Estabilização, Terapia Intensiva, Leitos de Retaguarda, Atenção Domiciliar (Melhor em Casa) e, fundamentalmente, Regulação da Urgência e da Atenção. Todo paciente será regulado pelas centrais de regulação, garantindo a internação e o fluxo assistencial.  
Um ponto fundamental da Linha de Cuidado é a intensificação em ações de prevenção. A implantação de ações voltadas para a prevenção de acidentes e violências faz parte estruturante das estratégias de redução da morbimortalidade relacionada às causas externas.
A Linha de Cuidado traz novidades. A partir de sua implementação, serão criadas e estruturadas as habilitações dos Centros de Trauma. A partir de agora, no SUS, a Rede de Urgência contará com Centros de Trauma estruturados para o atendimento às vítimas de traumatismos específicos e qualificados para esse cuidado. Desta forma, especificam-se três tipologias de hospitais para o cuidado ao paciente vítima de trauma, cada um com uma complexidade distinta, podendo realizar procedimentos de Média e Alta Complexidade relacionados ao trauma.
Ainda, a Linha de Cuidado traz a publicação de diretrizes clínico-assistenciais relacionadas à assistência ao paciente vítima de traumatismo. Desde cuidados a queimaduras, acidentes com criança ou adultos, até orientações de especialidades e particularidades relacionadas ao trauma.
Também será dado incentivo financeiro aos hospitais habilitados em centros de trauma para procedimentos essenciais relacionados ao trauma. Por pertencer à RUE, os hospitais portas de urgência e habilitados como Centros de Trauma poderão ser contemplados com recursos financeiros para porta de urgência e qualificação de leitos de UTI, bem como leitos de retaguarda.
Veja em : http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/900-sas-raiz/daet-raiz/media-e-alta-complexidade/l5-media-e-alta-complexidade/12678-cgmac-teste-botao-16

Nenhum comentário: